domingo, 21 de agosto de 2011

Conferências da ONU sobre Meio ambiente:

MEIO AMBIENTE:

Estocolmo-1972: a primeira grande conferência: Desenvolvimento Zero:
Realizada em 1972 na Suécia, esta foi marcada pela polêmica entre os defensores do “desenvolvimento zero”, representados pelos países industrializados, que propuseram o congelamento da produção e do crescimento econômico e os defensores do “desenvolvimento a qualquer custo”, representados pelos países subdesenvolvidos, que defendiam exatamente o contrário, já que estavam atrasados em relação aos países ricos.
A conferencia Estocolmo -72, como ficou conhecida como desenvolvimento zero, foi marcada pela polêmica entre os defensores do “desenvolvimento zero”, basicamente representante dos países industrializados, e os defensores do “desenvolvimento a qualquer custo” representantes dos países não industrializados. A proposta dos países ricos era congelar as desigualdades socioeconômicas vigentes no mundo; a dos países pobres, implementar uma rápida industrialização de alto impacto ecológico e humano. Nenhuma proposta menos maniqueísta surgiu nessa ocasião, afastando todos de uma solução mundialmente aceitável.
O alerta foi dado no início da década de 1970. em 1972 foi realizada a conferência das nações unidas sobre o meio ambiente, em Estocolmo Suécia. Nesse encontro nasceram as primeiras polêmicas sobre o antagonismo entre o desenvolvimento e o meio ambiente. Nesse mesmo ano. Uma entidade formada por importantes empresários, chamada clube de Roma, encomendou ao prestigiado Massachusetts Institute of Techonology (MIT) EUA, um estudo que ficou conhecido com o desenvolvimento zero.
Tal estudo alertava o mundo para os problemas ambientais globais causados pela sociedade urbano-industrial e propunha o congelamento do crescimento econômico como única solução para evitar que o aumento dos impactos ambientais levasse a uma tragédia ecológica mundial. Obviamente essa era uma péssima solução para os países subdesenvolvidos, que mais necessitavam de crescimento econômico para promover a melhoria de qualidade de vida da população.
Na época, a crise econômica mundial dos anos 1970, provocada pelo choque do petróleo, colocou questões econômicas mais urgentes para os governantes do mundo inteiro se preocupar. Somente no início dos anos 80 a polêmica desenvolvimento e meio ambiente seriam retomados.

Nenhum comentário: