domingo, 21 de agosto de 2011

ECO - 92 - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:

A Eco 92  foi realizada de 3 de junho a 14 de junho de 1992, na cidade do Rio de Janeiro. Oficialmente era referida como Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), e , popularmente, como Rio 92.

O objetivo da conferência era a busca de  meios que permitisse o desenvolvimento socioeconômico aliado à conservação da natureza. Ficou amadurecido o conceito de desenvolvimento sustentável, a Eco 92 ajudou a popularizar as questões ambientais no Brasil e em diversos países, conscientizando as nações ricas a ajudarem os países em desenvolvimento na implementação de uma economia sustentável.
A Eco 92 foi responsável por estruturar uma responsabilidade comum sobre o planeta, principalmente por parte das nações desenvolvidas, gerando uma mudança de percepção perante à complexidade das questões ambientais por parte dos governos e da opinião pública.
Na época da Eco 92, líderes de quase todos os países do mundo reuniram-se para discutir condições e medidas para mitigar a degradação do meio ambiental em nível global para as futuras gerações, sobretudo, por meio do desenvolvimento sustentável.
Ficou nítida a necessidade de se planejar para as sociedades a possibilidade da gestão de uma economia sustentável através de um modelo econômico menos consumista e equilibrado com as necessidades ambientais.
Além da reunião e representação dos chefes de estado, as ONG´s ambientalistas realizaram um encontro extra-oficial no Aterro do Flamengo. Durante o período de realização da Eco 92, o então presidente da república, Fernando Collor de Mello, transferiu, provisoriamente, a capital federal de Brasília para o Rio de Janeiro, cidade que recebeu reforço de segurança das forças armadas.




Desenvolvimento sustentável é a forma de desenvolvimento que não agride o meio ambiente de maneira que não prejudica o desenvolvimento vindouro, ou seja, é uma forma de desenvolver sem criar problemas que possam atrapalhar e/ou impedir o desenvolvimento no futuro.
O desenvolvimento atual, apesar de trazer melhorias à população, trouxe inúmeros desequilíbrios ambientais como o aquecimento global, o efeito estufa, o degelo das calotas polares, poluição, extinção de espécies da fauna e flora entre tantos outros. A partir de tais problemas pensou-se em maneiras de produzir o  desenvolvimento sem que o ambiente seja degradado. Dessa forma, o desenvolvimento sustentável atua por meio de alguns aspectos:
• Atender as necessidades fisiológicas da população;
• Preservar o meio ambiente para as próximas gerações;
• Conscientizar a população para que se trabalhe em conjunto;
• Preservar os recursos naturais;
• Criar um sistema social eficiente que não permite o mau envolvimento dos recursos naturais;

Na ECO 92 foram elaborados importantes documentos:
- Agenda 21 - 40 Capítulos / Metas a serem implantados pelos três níveis de governo - Municipal, Estadual e Federal. Com vistas à preservação e conservação do meio ambiente. A Agenda 21 tornou-se um manual para o desenvolvimento sustentável.

- Convenção da Biodiversidade: uma série de regras para proteger a biodiversidade (fauna e flora) dos países possuidores.

- Convenção sobre o Clima: uma prévia do Protocolo de Kioto. Preocupação com os rumos da degradação ambiental proovocada pela poluição atmosférica.

Nenhum comentário: