quarta-feira, 11 de julho de 2012

Treinando para as provas

Revisão  ENEM – UEPB – UFPB

01. (UFU-MG-Adaptada) O Aquífero Guarani, associado à Bacia do Paraná, constitui um imenso reservatório de água  subterrânea que ultrapassa os limites do território brasileiro.
Sobre o Aquífero Guarani, é correto afirmar que
a)      por encontrar-se distante de áreas agricultáveis, o aquífero não apresenta nenhuma possibilidade de contaminação por agrotóxicos.
b)      é formado por terrenos cristalinos que datam da era Cenozoica e, por isso, é capaz de reter toda a água que se infiltra no solo.
c)       é a principal reserva de água doce do mundo e estende-se pelo Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Bolívia e Chile.
d)      é uma importante reserva estratégica para o abastecimento da população e para o desenvolvimento de atividades econômicas.


02. (Enem) A necessidade de água tem tornado cada vez mais importante a reutilização planejada desse recurso. Entretanto, os processos de tratamento de águas para seu reaproveitamento nem sempre as tornam potáveis, o que ocasiona restrições em sua utilização.Assim, dentre os possíveis empregos para a denominada “água de reúso”, recomenda-se:
a)      o uso doméstico, para preparo de alimentos.
b)      o uso em laboratórios, para a produção de fármacos.
c)       o abastecimento de reservatórios e mananciais.
d)      o uso individual, para banho e higiene pessoal.
e)      o uso urbano, para lavagem de ruas e áreas públicas.

03. (Enem) Considerando os custos e a importância da preservação dos recursos hídricos, uma indústria decidiu purificar parte da água que consome para reutilizá-la no processo industrial.
De uma perspectiva econômica e ambiental, a iniciativa é importante porque esse processo
a)      permite que toda água seja devolvida limpa aos mananciais.
b)      diminui a quantidade de água adquirida e comprometida pelo uso industrial.
c)       reduz o prejuízo ambiental, aumentando o consumo de água.
d)      torna menor a evaporação da água e mantém o ciclo hidrológico inalterado.
e)      recupera o rio onde são lançadas as águas utilizadas.


04. (UEL-PR) Nos últimos anos, casos de poluição do solo em zonas urbanas e rurais têm sido cada vez mais frequentes e, geralmente, estão associados à intensificação do uso da terra, descargas acidentais ou voluntárias de poluentes, deposição de resíduos tóxicos, lixões a céu aberto, entre outros. Sobre a poluição do solo, é correto afirmar:
a)      Em países desenvolvidos do Hemisfério Norte, a contaminação química dos solos é eliminada pela  precipitação abundante de neve que os recobre e os protege.
b)      A poluição causada pela deposição de lixo no solo circunscreve-se à sua quantidade, isso porque lixo  orgânico ou lixo inorgânico, em igual volume, causam idêntico impacto ambiental.
c)       Os resíduos sólidos provenientes de aglomerados urbanos e de atividades industriais e agrícolas têm uma participação mínima na poluição do solo.
d)      Por ser o solo um elemento que se caracteriza pela impermeabilidade, sua poluição restringe-se às áreas de depósito de detritos, portanto suas adjacências estão livres de contaminação.
e)      O controle da poluição do solo requer medidas de curto, médio e longo prazo como, por exemplo, a remoção da fonte poluidora, o isolamento da área afetada e a educação ambiental.

05. (Enem) A falta de água doce no Planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século.
Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida. Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando:
a)      a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no planeta.
b)      a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.
c)       a qualidade da água disponível apenas no subsolo terrestre.
d)      apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.
e)      o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no planeta.


06. Efeito estufa é o aquecimento da Terra, ou seja, é a elevação da temperatura terrestre [...] na atmosfera [...]. Tal fenômeno é semelhante ao que ocorre no interior de um automóvel estacionado em local ensolarado e com os vidros fechados... O vidro deixa passar a luz solar, mas impede a saída do calor... Coelho, M de A. & Soares L.T., Geografia geral: o espaço natural e socioeconômico.
Quanto a esse fenômeno, é correto afirmar que
a)      Trata-se de um grave problema ambiental da atualidade que foi amplamente discutido na Conferência de Kioto (1997) e da qual resultou um protocolo assinado por todos os países presentes, que visa a reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera.
b)      Vem causando a elevação da temperatura média da Terra em até 5,0°C, conforme estudos realizados nos últimos 20 anos, o que pode acelerar o processo do derretimento das massas de gelo e o aumento do nível do mar ao ponto de inundar cidades litorâneas.
c)       É um dos responsáveis pelo aquecimento da temperatura média no planeta e pode ocasionar, entre suas principais consequências futuras, a alteração das paisagens vegetais que caracterizam as diferentes unidades ecossistêmicas terrestres.
d)      É característico dos grandes centros urbanos e, associado às ilhas de calor, tem concentrado drasticamente os índices de poluição atmosférica e aumentado a amplitude térmica nas grandes cidades mundiais.
e)      Sua solução é extremamente difícil, já que os países periféricos são maiores responsáveis pela emissão de gases poluentes na atmosfera, pois possuem mais de 87% da frota mundial de automóveis e estes circulam sem controle ambiental.

07. (Unifesp-SP) Em 2002 ocorreu em Joanesburgo, na África do Sul, uma reunião internacional na área ambiental para:
a)      avaliar a implementação da Agenda XXI, com destaque para o Brasil, que apresentou propostas na área energética.
b)      discutir as Metas do Milênio, definidas em 2000, com críticas ao Brasil, diante das desigualdades sociais do país.
c)       estabelecer a cobrança da água no mundo, com a anuência do Brasil, graças ao elevado estoque hídrico do país.
d)      regular o comércio de organismos geneticamente modificados, com críticas do Brasil, que proíbe a venda desses produtos no país.
e)      rever o protocolo de Kyoto, com destaque ao Brasil, que apresentou redução de emissão de gases de efeito estufa.

08. (Mackenzie-SP) Na verdade, a crise não é de recursos, mas de sua utilização. No caso latino-americano, o aumento da demanda decorreu da mudança do modelo econômico da região. Temos uma disponibilidade no Brasil 17 vezes maior que a da Alemanha e quase 10 vezes a da França. Por falta de boa administração, o Brasil já enfrenta crise de abastecimento em algumas áreas. (Ciência hoje – junho de 1995) O texto faz referência a um recurso natural que constitui, hoje, uma preocupação mundial. Trata-se:
a)      do petróleo.
b)      do gás natural.
c)       dos minerais metálicos.
d)      da eletricidade.
e)      da água.

09. (UNB-DF) O volume total de água na Terra é de cerca de 1.400 milhões km3, dos quais apenas 2,5%, ou 35 milhões de km3, são de água doce. A maior parte de água doce apresenta-se em forma permanente de gelo e neve, localizada na Antártica e na Groenlândia, ou em aquiferos subterrâneos. Para uso humano, a água está disponível em lagos, rios, na composição do solo e em aquíferos subterrâneos relativamente superficiais. A porção utilizada desse recurso está em torno de apenas 200.000 km3 de água – menos que 1% do total de água e apenas 0,01% da água da Terra. Com tanta água aparentemente disponível, a ironia está na disposição desigual da água no planeta, que possibilita consumo exagerado em algumas regiões e ações de degradação, que diminuem o recurso
disponível ao homem em determinadas regiões. Global environmental outlook - 3: past, present and future perspectives. UK: Earthscan Publication, UNEP, 2002, p. 150 (com adaptações). Acerca do assunto abordado no texto acima, disponibilidade e uso da água, julgue os itens que se seguem.
a)      Há, pelo menos, três fatores causadores da crise na demanda por água ligados diretamente a formas diferenciadas de usos socioespaciais: crescimento populacional, desenvolvimento industrial e expansão de agricultura.
b)      Na agricultura, é utilizada parte significativa das águas dos lagos, dos rios e das reservas subterrâneas, sendo grande parte destinada à irrigação. Embora resulte na geração de alimento para as populações do planeta, esse tipo de irrigação causa a degradação dos recursos hídricos.
c)       Na expansão capitalista a partir dos anos 70 do século XX, indústrias poluidoras foram transferidas para os países menos desenvolvidos, o que contribuiu, entre outros fatores, para a poluição das águas nesses países, cujas as leis eram menos rigorosas no que diz respeito à preservação ambiental.
d)      Devido à diminuição de água potável disponível no mundo, mais de 50% dos rios estão sendo recuperados dos efeitos dos processos e de degradação, o que contribui para a melhoria das condições de saúde e para o bem-estar das populações ribeirinhas.

10. A possibilidade concreta da escassez de água doce começa a tornar-se, cada vez mais, a grande ameaça ao desenvovimento econômico e à estabilidade política do mundo nas próximas décadas. As disputas pelo uso da água poderão, inclusive, desencadear conflitos e guerras em escala imprevisível. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, o Brasil é um dos países mais privilegiados com reservas de água no Planeta. Do volume total de água doce existente no mundo, o Brasil possui o seguinte percentual das reservas mundiais:
a)      3%
b)      5 %
c)       8%
d)      12%

11. Os Comitês de Bacia são instrumentos de gestão dos recursos hídricos no Estado de São Paulo, criados na década de 1990, para
a)      evitar a inflação e proteger os consumidores contra aumentos abusivos da água.
b)      organizar a população contra a privatização dos serviços de água no Estado.
c)       coibir o consumo exagerado de água e evitar seu racionamento.
d)      substituir os órgãos estaduais na gestão da água no Estado.
e)      reunir vários atores sociais que definem políticas para a água no Estado.

12. (Unifesp-SP) Durante os meses de inverno, aumenta a ocorrência de doenças respiratórias, principalmente em idosos e crianças até 5 anos de idade, em metrópoles como São Paulo. Um dos fatores que agrava esse quadro é:
a)      a inversão térmica, que consiste na retenção de camada de ar quente por uma camada de ar fria, impedindo a diluição de poluentes.
b)      o efeito estufa, que resulta do lançamento de poeira em larga escala resultante da construção civil, poluindo o ar.
c)       o ponto de orvalho, que passa a ocorrer mais tarde devido à chegada de massas de ar aquecidas oriundas do oceano, diminuindo as chuvas.
d)      a insolação mais curta, em função da mudança do movimento aparente do Sol, que aumenta o sombreamento e diminui a temperatura.
e)      a maritimidade, responsável pela alteração na direção dos ventos, que trazem poluentes da Baixada Santista em maior quantidade que no verão.

13. (UEL-PR) Atualmente, as chuvas ácidas estão entre os graves problemas ambientais decorrentes dos processos de industrialização e urbanização, que são próprios da modernização das sociedades contemporâneas. Sobre as chuvas ácidas, considere as afirmativas a seguir.
I.           A partir da ECO 92, os EUA, ao ratificar o protocolo de Kyoto, reduziram, em prol da qualidade ambiental mundial, a emissão de gases poluentes na atmosfera, diminuindo a incidência das chuvas ácidas na região da megalópole Boston-Washington.
II.        O dióxido de enxofre, gás invisível e incolor, está concentrado na atmosfera, em áreas altamente industrializadas e urbanizadas, constituindo-se em um dos principais componentes da chuva ácida.
III.      Apesar de sua origem essencialmente urbana, a  chuva ácida atinge também as águas, os solos e as áreas agrícolas e de proteção ambiental, pois as nuvens poluídas são transportadas pela circulação atmosférica, por muitos quilômetros de distância.
IV.       O Brasil está isento da ocorrência de chuvas ácidas, em razão da regularidade de suas precipitações, que propiciam a limpeza da atmosfera. Além disso, as constantes inversões térmicas evitam a concentração dos gases causadores deste problema.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a)      I e II.
b)      II e III.
c)       III e IV.
d)      I, II e IV.
e)      I, III e IV.

14. (UFC) O processo de urbanização é um dos traços marcantes do mundo contemporâneo presente em países desenvolvidos e subdesenvolvidos, entretanto a urbanização apresenta características distintas em cada uma dessas realidades. Analise as afirmações abaixo sobre essas características.
I. Nos países desenvolvidos, as cidades estruturam-se gradativamente para absorver os migrantes e, por conseguinte, melhoram as condições de moradia, de serviços e a oferta de emprego.
II. Nos países subdesenvolvidos, a urbanização acelerada está associada às péssimas condições de vida no campo e à estrutura fundiária concentrada, o que estimula o êxodo rural.
III. Nos países subdesenvolvidos, o rápido e desordenado crescimento das cidades deu origem ao
fenômeno denominado macrocefalia urbana.
IV. Nos países desenvolvidos, a urbanização está relacionada à presença da indústria na cidade e à
ausência de técnicas modernas no campo, o que acentuou a migração rural-urbana.
Assinale a alternativa correta.
a)      Apenas II é verdadeira.
b)      Apenas I e II são verdadeiras.
c)       Apenas I, II e IV são verdadeiras.
d)      Apenas I, II e III são verdadeiras.
e)      Apenas II, III e IV são verdadeiras.

15. (UNESP) Correlacione os conceitos a seguir:
I. Urbanização;
II. Rede urbana;
III. Hierarquia urbana;
IV. Polarização e
V. Metrópole.
(    )    As aglomerações urbanas mantêm e reforçam laços interdependentes entre si e com outras áreas que elas atraem. Estas áreas que sofrem atração podem, às vezes, pertencer a regiões homogêneas diversas. Estas áreas criam um sistema urbano regional mais bem definido. Portanto, as regiões, de forma geral, nada mais são que recortes territoriais destas áreas.
(    )    A característica marcante da estrutura dos sistemas de cidades que varia de acordo com seu tamanho, com a extensão de sua área de influência espacial e com a sua qualidade funcional no que se refere aos fluxos de bens, de pessoas, de capital e de serviços. No esquema atual das relações entre as cidades, uma vila pode se relacionar diretamente com a metrópole nacional, ao contrário do esquema clássico, onde a vila se relaciona, primeiramente, com a cidade local, depois com o centro regional, e em sequência, com a metrópole regional e nacional.
(    )    O processo vinculado às transformações sociais que provocam a mobilização de pessoas, geralmente, de espaços rurais para centros urbanos. Essa mobilização de pessoas é motivada pela busca por estratégias de sobrevivência, visando à inserção no mercado de trabalho bem como na vida social e cultural do centro urbano.
(    )    O conjunto articulado ou integrado de áreas urbanas que cobrem um determinado espaço geográfico e que se relacionam continuamente.
(    )    O termo empregado para cidade central de uma determinada região geográfica, densamente urbanizada, que assume posição de destaque na economia, na política, na vida cultural, etc. A mancha urbana é formada, geralmente, por cidades com tendência ao fenômeno de conurbação. Vários municípios formam uma grande comunidade, interdependente entre si e com a preocupação de resolver os problemas de interesse comum.
A sequência correta obtida a partir da correlação entre os conceitos e as definições é:
a)      I, II, IV, V, III.
b)      II, V, I, III, IV.
c)       IV, III, I, II, V.
d)      III, IV, I, II, V.
e)      IV, I, V, II, III.

16. (UFAL) Sobre o tema “Urbanização”, analise as afirmações a seguir.
1.      A partir do final do século XIX, houve nos países desenvolvidos um processo de suburbanização da população de maior poder aquisitivo, que procurava distanciar-se das concentrações populacionais e industriais e dos problemas ambientais dos centros urbanos.
2.      A partir da década de 1950, houve uma ampliação considerável da superfície ocupada pelas cidades nos países subdesenvolvidos, num ritmo muito mais intenso do que o verificado nos países onde a urbanização acontecera há mais tempo.
3.      Toda cidade é uma forma de organização complexa, do ponto de vista socioespacial, pois seu desenvolvimento depende da infraestrutura administrativa, cultural e tecnológica.
4.      A cidade surgiu com as primeiras civilizações da Antiguidade, mas foi a partir da Revolução Industrial que surgiu o maior desenvolvimento urbano de toda a História da humanidade.
Está(ão) correta(s):
a)      4 apenas
b)      1 e 2 apenas
c)       1, 2 e 4 apenas
d)      2, 3 e 4 apenas
e)      1, 2, 3 e 4.

17. (UFC) A partir de 1970, surge uma preocupação com os problemas ambientais decorrentes do modelo econômico adotado pelos países capitalistas. Desde então, a Organização das Nações Unidas (ONU) vem realizando conferências com os objetivos de debater questões sobre o desenvolvimento e o meio ambiente e de apresentar soluções que possam diminuir os impactos ambientais no planeta.
Sobre essas conferências e as propostas apresentadas, assinale a alternativa correta.
a)      Na Conferência de Estocolmo, na Suécia, em 1972, discutiram-se duas propostas sobre o desenvolvimento e o meio ambiente: a do Desenvolvimento Zero e a do Desenvolvimento a Qualquer Preço. Essa conferência significou a primeira tentativa mundial de equacionamento dos problemas ambientais.
b)      Na ECO-92, a participação dos Estados Unidos foi louvável ao assinar o Acordo Internacional da Biodiversidade e da Convenção sobre Mudanças Climáticas. Os Estados Unidos passaram, assim, para a história da humanidade como verdadeiros defensores da boa qualidade de vida no planeta.
c)       Na ECO-92, no Rio de Janeiro, foi redigida a Carta da Terra ou Declaração do Rio (Agenda 21), que atribuiu aos países pobres a maior responsabilidade pela conservação do meio ambiente e estabeleceu metas para a preservação da biodiversidade e para a diminuição da emissão de gases na atmosfera.
d)      O modelo econômico proposto está fundamentado no conceito de desenvolvimento sustentável, segundo o qual o meio ambiente deve ser intocável e o atendimento às necessidades do presente devem garantir às gerações futuras a possibilidade de satisfazerem suas próprias necessidades.
e)      Em 1983, a ONU organizou a Comissão Mundial para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento com a tarefa de realizar um amplo levantamento sobre o tema. As conclusões foram sintetizadas no documento chamado de Protocolo de Kyoto, publicado em 1997, no qual se introduz o conceito de desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário: